segunda-feira, 4 de junho de 2012

O novo Diesel S-50..Saiba tudo sobre ele

Diesel S-50 


Desenvolvido para atender à nova frota de veículos com tecnologia EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) e SCR (Redução Catalítica Seletiva Veículos Pesados), o Diesel S-50 conta com um baixo teor de enxofre, permitindo uma redução de até 80% da emissão de material particulado. 

O Diesel S-50 pode ser utilizado em qualquer veículo, mesmo os fabricados antes de 2012, que não contam com as tecnologias EGR ou SCR. 

Conforme legislação vigente para diesel automotivo do mercado brasileiro, o Diesel S-50 recebe a adição de 5% de biodiesel e atende aos padrões estabelecidos pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). 

Sobre os sistemas EGR e SCR: 

A partir de 2012, todos os motores de veículos a diesel fabricados no Brasil contarão com as tecnologias EGR e SCR.
Os veículos leves, como pick-ups, vans, e alguns tipos de caminhões e ônibus, passam a ter motores com sistema EGR e não há exigência para o SCR.
Já a maioria dos veículos pesados, como caminhões e ônibus passam a utilizar o sistema SCR, que exige a utilização do Diesel S-50 e o Arla 32, um agente redutor que trata as emissões e garante a potência do motor.

 
Perguntas mais Frequentes: 

1. O que significa PROCONVE fases P7 e L6?
PROCONVE é o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, criado pelo conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA. As fases P7 (para veículos pesados, acima de 3,5 toneladas) e L6 (para veículos leves, até 3,5 toneladas) do PROCONVE estabelecem níveis de emissões veiculares mais baixos, que requerem uma tecnologia mais sofisticada nos motores, como por exemplo:
- Sistema de redução catalítica seletiva (SCR - Selective Catalytic Reduction) para o escape de gases, com uso do ARLA 32 no sistema catalítico;
- Sistema de recirculação de gases de escapamento (EGR - Exhaust Gas Recirculation) como opção ao sistema SCR.
Essas inovações, para o seu correto funcionamento, implicam que os veículos sejam abastecidos com óleo diesel com baixo teor de enxofre (S-50 ou S-10). 

2. Qual é o cronograma para implantação do diesel de baixo teor de enxofre?
Disponibilizar o Diesel S-50 em postos selecionados para os veículos leves e pesados, movidos a diesel, produzidos a partir de 1° de janeiro de 2012.
Em 1° de janeiro de 2013, será disponibilizado o Diesel S-10, e com isso a Petrobras antecipa a substituição de todo Diesel S-50 por Diesel S-10.
A partir de 1° de janeiro de 2014, todo Diesel S-1800 para uso rodoviário será substituído por Diesel S-500. 

3. O que é Diesel S-50? Quais suas características?
Diesel S-50 é o diesel com teor de enxofre máximo de 50 mg/kg (ou partes por milhão, ppm);
O Diesel S-50 tem número de cetano de 46, contra 42 do Diesel S-500/1800. O número de cetano mede a qualidade da combustão.

4. O uso do Diesel S-50 é obrigatório para os veículos CONAMA P7 (Veículos Pesados), produzidos a partir de 2012?
Sim. É recomendável consultar os fabricantes/revendedores, quando da compra desses veículos, sobre a possibilidade de abastecê-los com um óleo Diesel S-500 numa situação de emergência. 

5. Os caminhões e ônibus antigos poderão utilizar o Diesel S-50?
Sim. Os benefícios do diesel de baixo teor relacionados à conservação do motor podem ser usufruídos pelos veículos fabricados antes de 2012.
No entanto, os benefícios ambientais serão menores quando comparados com os que veículos P7 proporcionam, e até mesmo nulos no caso de veículos muito antigos.
Nos motores atuais, com tecnologia P5 (equivalente ao Euro 3), o benefício é a redução de 10 a 15% na emissão de material particulado. 

6. Caso algum veículo a diesel antigo queira utilizar o Diesel S-50, há necessidade de se fazer alguma adaptação?
Nenhuma adequação é necessária nos veículos antigos. 

7. O Diesel S-50 tem validade?
No caso do diesel é aconselhável que não se estoque o produto por mais de três meses. 

8. Os postos precisarão ser adaptados para receber o novo diesel?
O Diesel S-50 tem características diferentes do diesel atual, necessitando armazenagem exclusiva.
Os equipamentos em uso no posto (tanque, filtro e bomba de diesel) podem ser disponibilizados para a venda de diesel com baixo teor de enxofre, quando este produto estiver disponível no mercado, desde que sejam previamente limpos o tanque e o filtro;
A decisão da construção ou não de um novo tanque dependerá da decisão do dono do posto e dependerá do número de tanques disponíveis em sua instalação. 

9. O filtro usado no posto para o S-500 pode ser o mesmo para o S-50?
Os equipamentos em uso no posto (tanque, filtro e bomba de diesel) podem ser disponibilizados para a venda de diesel com baixo teor de enxofre, desde que sejam previamente limpos o tanque e o filtro (substituição dos elementos filtrantes). Cabe, no entanto, observar que para cada tipo de produto (ex: Diesel S-50, Diesel S-500) é necessário um filtro exclusivo. 

10. Qual a diferença entre EGR e SCR?
O sistema EGR funciona reutilizando parte dos gases de descarga que são redirecionados para serem readmitidos juntamente com o ar de admissão e não necessita do uso de ARLA 32. Como esses gases de descarga são inertes eles ajudam a reduzir a temperatura da combustão reduzindo assim as emissões de NOx.
Já o sistema SCR, como já foi visto, aumenta eficiência da combustão utilizando um catalisador e o fluido ARLA 32 para que, através de reações químicas, ocorra a redução das emissões de NOx.
A escolha de qual tecnologia utilizar foi feita pelos fabricantes de veículos com base na sua estratégia de negócios. 

11. O uso do ARLA 32 é obrigatório para os veículos com a tecnologia SCR?
Sim. Caso o veículo não utilize o ARLA 32, as emissões de NOx serão extremamente altas e o sistema de monitoramento do motor irá agir para que o veículo não polua.
O OBD (On Board Diagnosis), sistema de sensores que medem a qualidade das emissões de gases do veículo, vai alertar ao motorista que ele tem até 48 horas para abastecer o reservatório de ARLA 32. Caso contrário, o veículo perderá potência. 

12. O que é o ARLA 32?
ARLA 32 é uma solução de uréia com alto grau de pureza, diferente da ureia fertilizante e industrial. ARLA é a abreviação de Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) Automotivo. O número 32 refere-se à concentração da solução (32,5%).
ARLA 32 é um fluido não inflamável, não tóxico, não perigoso e não explosivo e, portanto, muito seguro. Não é nocivo ao meio ambiente e está classificado na categoria dos fluidos transportáveis de baixo risco. 

13. Se eu comprar uréia e misturar com água, o efeito é o mesmo?
Não. A uréia comercializada no Brasil para outros fins não tem nenhuma relação com o ARLA 32. A utilização de qualquer tipo de solução líquida nos tanques dos novos veículos que não seja o ARLA 32 poderá danificar seriamente o catalisador, podendo levar, inclusive, à sua perda total. 

14. Arla 32 tem validade?
Sim. ARLA 32 apresenta prazo de validade de 12 meses quando mantido em temperaturas médias de até 30ºC e de 6 meses quando mantido em temperaturas médias acima de 30º e inferiores a 35ºC. A exposição à luz solar deve ser evitada. 

15. ARLA 32 é um aditivo ao Diesel S-50?
Não. Em hipótese alguma ARLA 32 deve ser adicionado ao reservatório de Diesel S-50. ARLA 32 é um fluído automotivo que atua nos sistemas de exaustão como agente redutor de até 98% das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), transformando-os em vapor d’água e nitrogênio. É abastecido em reservatório específico, sendo a solução injetada diretamente no sistema de exaustão, reagindo com os gases do escapamento. 

16. Qual é o consumo médio esperado para o ARLA 32?
O consumo médio esperado, segundo os fabricantes de veículos, é da ordem de 5% do consumo de óleo diesel, podendo variar dependendo das condições de uso do veículo e de tráfego.

17. Existe algum mecanismo para evitar a troca de produtos (Diesel S-50 x ARLA 32) no momento do abastecimento de cada um?
Sim, os respectivos bocais e bicos de abastecimento possuirão diâmetros diferentes.



Fique ligado! Em breve, mais novidades...

5 comentários:

  1. Muito bom este post. Ainda tem muita gente que não conhece o novo combustível

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  2. Oi Priscila, que bom que gostou!
    Obrigada pela visita e volte sempre..
    Em breve teremos mais novidades!
    Abc,
    Akka Mit.

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  3. MYCHELLE MENDES GUIMARAES5 de junho de 2012 às 06:29

    QUE LEGAL ESSAS INFORMAÇOES , PARABENS A AKKA MITSUBISHI POR CRIAR ESSE BLOG PARA QUE POSSA MANTER TODOS BEM INFORMADOS.

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    1. Oi Mychele, que bom que gostou!
      Obrigada pela visita e esteja sempre ligada no blog!
      O Akka Mit, vai estar sempre cheio de novidades e informações super importantes, principalmente sobre o mundo Mitsubishi..
      Abc!
      Akka Mit.

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  4. Já não era sem tempo a chegada do Diesel S-50, mas infelizmente a oferta está limitada demais. É um absurdo o governo exigir dos fabricantes que disponibilizem veículos que se enquadrem num determinado padrão de emissões quando não cumpre a própria responsabilidade com relação à qualidade do combustível e outros insumos. Até o Paraguai já tem Diesel S-10 e nós ainda reféns do S-500 e S-1800...

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