sexta-feira, 1 de junho de 2012

Como tudo começou..

Muito além do universo 4x4 dos veículos, o grupo Mitsubishi é um dos 10 maiores em todo o mundo. Da cerveja Kirin (incluindo a própria garrafa) às câmeras Nikon, referência no mercado fotográfico profissional. Da indústria do turismo ao setor aeroespacial.
O grupo Mitsubishi, maior conglomerado da Ásia, está presente no mercado de bens imóveis, hotelaria, construção, transporte, mineração, seguros, maquinaria, automotores entre outros. São mais de 200 grandes empresas em 180 países que empregam, apenas no Japão, mais de 1 milhão de pessoas.


O início

Tudo isso começou com um pequeno passo e grande ousadia, em 1870, no séc. XIX.Com três barcos a vapor, Yataro Iwasaki explorava a rota comercial entre China e Rússia. A Mitsuwaka (três rios, em japonês) cresceu, os negócios prosperaram e as três embarcações transformaram-se em diamantes, símbolos do império que iniciara. Em 1873, a companhia foi rebatizada “Mitsubishi Shokai”
Mais tarde, Koyata Iwasaki, quarto presidente da Mitsubishi e neto do fundador Yataro, anteviu o vasto potencial dos veículos motorizados e o papel que eles desempenhariam na economia japonesa.


Surge a Mitsubishi Motors

Nascida entre os avanços tecnológicos do século XX, a Mitsubishi Motors surgiu em 1917. O primeiro veículo montado foi o Mitsubishi Model A, o primeiro a ser produzido em série no Japão.
Desde então, a tecnologia, o design, a alta qualidade e resistência tornaram-se marcas da Mitsubishi Motors, que conta com divisões voltadas para o desenvolvimento de tecnologias específicas. A Ralliart é a divisão de alta performance, responsável pelo desenvolvimento dos veículos preparados para competições de ralis, off-road e esportivos como o Lancer Sportback Ralliart.
Um dos laboratórios de testes da Ralliart foi o rali considerado o mais difícil e extremo do mundo, o Rally Dakar, no qual a Mitsubishi é a única marca a sagrar-se campeã por 12 vezes.


Olhos no futuro

Sempre visionária e lançando tendências, a Mitsubishi lançou a MIEV (Mitsubishi In-wheel motor Electric Vehicle) ou MiEV (Mitsubishi innovative Electric Vehicle) desenvolve tecnologias alternativas de propulsão, como veículos elétricos, híbridos e células de combustível. Seu projeto mais recente, o veículo elétrico iMiev, reduz a zero a emissão de carbono no ar e representa a visão de futuro e responsabilidade ecológica da Mitsubishi.

O cenário atual

Em 2010, o conglomerado Mitsubishi Corporation firmou-se como a maior empresa asiática e uma das dez maiores do mundo.
Hoje, a Mitsubishi fabrica também o avião supersônico Fl. E ainda participa ativamente de campanhas para preservação ambiental, desenvolve pesquisas científicas como as da cura do câncer e da Aids, e é reconhecida pelas suas ações filantrópicas.

Um comentário: